Logo Hortas Biológicas

COMO USAR A ARRUDA NA SUA HORTA

Arruda Ruta graveolens

 


A arruda (Ruta graveolens) é mais uma das plantas com múltiplos usos.
Por vezes é associada com conotações negativas e superstições.
É conhecida como Arruda-comum, Arruda-das-boticas, Arruda-dos-jardins, Erva-das-bruxas, Arruda-fétida entre outros nomes comuns. Tem a sua origem na região do mediterrânio. O aroma é muito intenso e tem um sabor amargo.
De todas as propriedades desta planta, apenas vamos destacar aquelas que dizem respeito ao uso na horta, em especial as características repelentes.

Como cultivar
Sendo uma planta perene, pode durar muito tempo na sua horta se for bem cuidada.
É capaz de crescer em vários tipos de solos mesmo que sejam nutricionalmente pobres desde que sejam bem drenados. Quanto ao Ph, o ideal será um ph neutro ou ligeiramente alcalino. No entanto, também consegue tolerar solos com níveis ácidos. Pode também ser plantada em vasos. Não use vasos muito pequenos. Devem ter pelo menos 30 cm de diâmetro.
Flor de Arruda Ruta graveolens
A propagação da arruda pode ser feita através de sementeira divisão ou estaquilha.
Se optar pelas sementes, elas podem ser colocadas quer no local definitivo quer em sementeiras. Se escolher as sementeiras, deve ter em atenção que precisam ser transplantadas para o solo ou para um vaso. Deixe pelo menos 0,5 cm de terra ou substrato a cobrir as sementes. Quando as plantas tiverem cerca de 10 cm de altura, é o momento ideal para isso.

Os outros métodos vão exigir que tenha uma planta mãe adulta e saudável.
Estaquia: escolha um ramo forte e com aspeto saudável e enterre uma parte na terra. Em pouco tempo vai começar a enraizar e dará origem a u uma nova planta.
Divisão: separar uma parte da planta que tenha aspeto vigoroso e com alguns ramos e enterre no solo. Se a planta mãe for bem desenvolvida e robusta, não deve ter problemas no enraizamento.

A arruda prefere boa exposição solar ou meia sombra (pelo menos 6 horas de sol por dia). Suporta temperaturas altas de 30°C e temperaturas muito baixas, mesmo negativas.
Quanto à rega, não gosta de humidade em excesso no solo. É capaz de tolerar regas espaçadas e pequenos períodos de seca.

A floração da arruda ocorre de junho a setembro. São flores hermafroditas e tem coloração amarela. Se quiser guardar sementes, elas estão dentro do fruto capsular que se encontra no meio da flor. Ficam plenamente desenvolvidas e prontas para serem apanhadas entre agosto e outubro. Os ramos velhos da planta vão ficar lenhosos. Deve podar esses ramos entre julho e agosto.

Arruda sementes Ruta graveolens

Benefícios na horta

Recentemente, alguns estudos têm sido feitos sobre o potencial de vários componentes dos óleos essências da arruda na luta contra muitos insetos indesejáveis. As conclusões levam-nos a pensar que esta planta ainda tem muito para dar. Entretanto, algumas características repelentes da arruda já são sobejamente conhecidas e podem ser aproveitadas na sua horta.

Uma associação bastante comum é plantar a arruda junto das roseiras e das framboesas. Também é conhecida a sua eficácia em afastar os gatos e cães. Plante-as nas bordaduras da horta. Isso vai dissuadi-los de invadirem e estragarem as suas culturas. As formigas, os ratos e algumas espécies de lagartas são também repelidos para arruda.
Mas pode ir mais longe. Se possível, plante-as perto das culturas que são mais suscetíveis de serem atacadas pelos afídeos. Se tiver optado por cultivar a arruda em vasos, pode facilmente mudar os vasos de local conforme for necessário para proteger as culturas.

Calda de Arruda
Outro benefício de ter arruda na sua horta é que vai poder fazer um bom inseticida caseiro que pode usar no controlo das pragas nas plantas.
A calda de arruda é usada com eficácia para controlar afídeos, ácaros, lagartas pequenas, cochonilhas, moscas brancas e percevejos.

Colher 3 ramos de arruda com 30 cm de comprimento. Picar os ramos e as folhas, bater no liquidificador com 1 L de água. Coar a mistura em pano fino e armazenar em garrafa escura em lugar fresco e longe da luz solar direta.

Este líquido sozinho não vai aderir às folhas. Precisa de um emulsionante adesivo de sabão que pode ser feito facilmente em casa. Misture 100g de sabão neutro em barra e ralado em 2 L de água quente. Deixe dissolver completamente. Depois, acrescente 8 L de água fria. Pode armazenar os 10 litros de emulsionante em recipientes plásticos e use conforme a necessidade. Quando quiser aplicar a calda de Arruda basta misturar 200ml de calda com 2 L de emulsionante de sabão e pulverizar as plantas.

Cuidado
Uma palavra de cautela no manuseamento da planta. Especialmente em dias quentes, evite o contacto direto com a planta. A seiva e as folhas podem causar irritações e alergias na pele. Se for manusear ou cortar alguma parte da planta, use luvas para se proteger e roupa apropriada. Mesmo que pretenda ter apenas arruda na sua horta e não pense em manusear a planta, evite as zonas habituais de passagem para diminuir os riscos de contato na pele.


DESTAQUES

ERVAS AROMÁTICAS
FLORES NA HORTA
PLANTAS INDICADORAS

RELACIONADO

Cavalinha Equisetum

Extrato de Cavalinha

 Chorume de Urtigas Slurry Nettles

Como fazer Chorume de Urtigas

Calda de Santa Maria

Calda-de-Santa-Maria

Siga-nos