Logo Hortas Biológicas

FUNÇÕES DOS NUTRIENTES DAS PLANTAS

Carência nutricionais das plantas Plant nutrients

Macronutrientes

Nitrogénio
É um dos nutrientes exigidos em maior quantidade pela maioria das plantas.
Componente principal das proteínas, hormonas, clorofila (o pigmento verde das plantas), vitaminas e enzimas essenciais para a vida das plantas. O metabolismo do nitrogênio é um fator importante no crescimento das folhas (crescimento vegetativo), no desenvolvimento e atividade das raízes, absorção iônica de outros nutrientes e diferenciação celular e genética.

Fósforo
É necessário para a germinação das sementes, a fotossíntese, formação de proteínas, produção de energia, respiração e quase todos os aspetos do crescimento e metabolismo das plantas.  É essencial para a flor e formação dos frutos. Também entra na composição de algumas substâncias de reserva das plantas, como os albuminoides e o amido.

Potássio
Tal como o Nitrogénio, o Potássio é um dos macronutrientes mais consumidos pela planta.
É necessário para a formação de açúcares, amidos, hidratos de carbono, a síntese de proteínas e a divisão celular nas raízes e outras partes da planta. Ajuda na manutenção dos níveis hídricos da planta, melhora a rigidez e a resistência ao frio e às pragas e moléstias. Também melhora o sabor e a cor em culturas de frutas e vegetais, aumenta o teor de óleo de frutas e é importante para as culturas de folhas.

Enxofre
É um componente estrutural na formação de alguns aminoácidos essenciais ao metabolismo energético, proteínas, enzimas e vitaminas e é essencial para a produção de clorofila. Ele dá sabor a muitos legumes e ajuda na absorção de Azoto pela planta.

Magnésio
É um componente crítico estrutural da molécula de clorofila e é necessário para o funcionamento das enzimas da planta para a produção de hidratos de carbono, açúcares e gorduras. Ele é usado para a formação de frutas e nozes e essencial para a germinação das sementes.

Cálcio
Ativa as enzimas e é um componente estrutural das paredes celulares. Influencia o movimento da água nas células e é necessário para o crescimento e divisão celular. Também contribui para o fortalecimento das raízes e folhas e tem grande influência no equilíbrio entre a acidez e a alcalinidade do meio e da seiva da planta.

Micronutrientes

Ferro
É necessário para muitas funções das enzimas e como um catalisador para a síntese da clorofila. É necessário para a divisão celular e atua na fixação do nitrogênio e desenvolvimento do tronco e das raízes. É essencial para as partes mais jovens das plantas.

Manganês
Está envolvido na atividade da enzima para a fotossíntese, respiração e metabolismo do azoto. Em alguns processos metabólicos, ele age como catalisador. Também participa na formação do ácido ascórbico (Vitamina C) e é necessário para combater algumas doenças.

Boro
É necessário para a formação da parede celular, a integridade da membrana, a absorção de cálcio e potássio. Pode também ajudar na translocação de açúcares. Afeta pelo menos 16 funções das plantas. Estas funções incluem a floração, a germinação do pólen, frutificação, divisão celular, relações de água e o movimento de hormônios. O Boro deve estar disponível por toda a vida da planta.

Zinco
É um componente de enzimas ou um cofator funcional de um grande número de enzimas, incluindo auxinas (hormonas de crescimento). É essencial no metabolismo dos carboidratos, na síntese de proteínas e no alongamento internodal (crescimento do caule).

Cobre
É concentrado nas raízes das plantas e desempenha um papel importante na fotossíntese, produção de sementes e paredes celulares, redução e fixação de nitrogênio e respiração. É um componente de várias enzimas e pode fazer parte dos sistemas de enzimas que utilizam hidratos de carbono e proteínas. Também desempenha um papel essencial no combate a algumas doenças fúngicas.

Molibdénio
É um componente estrutural da enzima que reduz os nitratos e a amónia. Sem isso, a síntese das proteínas é bloqueada e o crescimento das plantas é interrompido. Está envolvido na absorção, transporte e fixação de nitrogênio. Sem o Molibdénio, as sementes podem não concluir o seu processo de formação.

Cloro
Está envolvido no metabolismo da água e na transpiração das plantas, além de participar da fotossíntese e no equilíbrio iônico necessário para que as plantas retenham os elementos minerais.

Níquel
Metaboliza o nitrogênio e estabiliza os níveis de ureia na planta. Também é necessário para a absorção de ferro. Essencial para a produção de sementes viáveis.minerais.

Cobalto
É necessário para a fixação de nitrogênio nas leguminosas. Ajuda na síntese da vitamina B12 e acelera o processo de crescimento de raízes.

Silício
Reforça e endurece as paredes celulares tornando a planta mais rígida. Isto permite que a planta esteja mais preparada para as doenças e os ataques dos insetos sugadores.

Sódio
Está envolvido na osmose (movimento de água) e no equilíbrio iônico nas plantas.

 

 

DESTAQUES

CONSOCIAÇÃO DE PLANTAS
PLANTAS INDICADORAS
COMPOSTAGEM

RELACIONADO

Carências nutricionais das plantas
Nutritional deficiencies of plants

Carências Nutricionais

Simbolo Agricultura Biológica

Fertelizantes Biológicos

Siga-nos