Logo Hortas Biológicas

POR QUE DEVE TER FLORES NA HORTA

Borragem Borago officinalis L.

 

A horta não é um jardim. É assim que muitos pensam.
Contudo, não devemos ser dogmáticos sente assunto.
As flores podem e devem fazer parte de uma horta pois trazem muitos benefícios práticos para as culturas.

Certas flores contêm propriedades que são atrativas para os insetos benéficos que vão atacar algumas das pragas da horta. Outras possuem propriedades que servem como repelente dos insetos nocivos para as culturas. Ainda outras, funcionam como imã para pragas. Em vez de se concentrarem nas culturas, vão focar-se nas suas flores preferidas.
Procure espalhar essas flores pela horta. Não dão uma garantia total, mas vão ajudar muito.

Há ainda uma outra razão para ter flores na sua horta. Elas são importantes para atrair os insetos polinizadores que são essenciais para fertilizar as flores de feijões, ervilhas, tomates e todas aquelas culturas que dependem da polinização para produzirem.

Todas as hortas são diferentes. O clima, o tipo de solo e as pragas não são iguais em todas as hortas. Assim o que resulta com uns, não vai resultar com outros. Faça experiências para descobrir o que funciona melhor na sua horta. Será mais fácil se escolher flores que sejam comuns na sua zona. Facilitará a vida aos insetos.

Além disso, procure ter flores com diferentes épocas de floração. Assim, vão estar sempre em flor desde a primavera até ao outono e os insetos terão uma constante fonte de pólen e néctar. Isto é importante porque se fornecermos uma aos insetos benéficos uma fonte suplementar de alimento durante toda a temporada de cultivo, eles vão ficar por perto quando pragas aparecerem e os seus serviços forem necessários.

Mas, que tipos de flores deve ter na sua horta?



DESTAQUES

INSETOS AUXILIARES
MOSCA BRANCA
PLANTAS INDICADORAS

RELACIONADO

capuchinha Tropaeolum majus

Capuchinha

Tagetes Tagetes patula

Tagetes

Borragem Borago officinalis L.

Borragem

Siga-nos