Logo Hortas Biológicas

ERVAS DANINHAS

Ervas Daninhas Seeds

 

O nome Ervas Daninhas é muitas vezes usado para descrever as plantas que nascem na nossa horta sem serem cultivadas. Muitos preferem designa-las por Plantas Indicadoras, Plantas Espontâneas ou Ervas Indesejadas.

Como que aparecem sem convite e quando menos as desejamos.
Quase sempre damos uma conotação negativa a estas plantas.

Contudo, nem sempre é assim.
Estas plantas também podem ter um lado positivo.
Algumas, através da sua presença, podem dar-nos boas indicações sobre a qualidade do solo da nossa horta. Indicam a carência ou excesso de nutrientes. Esses indícios vão ajudar-nos a corrigir os problemas.
Outros aspetos positivos destas plantas devem-se ao facto de que algumas delas contribuem para um aumento da matéria orgânica do solo, ajudam a diminuir a acidez e a repor ou fixar o nitrogénio no solo.
Por outro lado, muitas delas também são comestíveis como é o caso do dente-de-leão e das beldroegas entre outras.

Sendo assim, porque as devemos remover?

Porque fazem uma concorrência desleal às plantas da nossa horta.
Ao contrário das culturas da horta que têm de ser plantadas ou semeadas, as plantas daninhas nascem de forma espontânea porque estão perfeitamente adaptadas às condições do solo.

Assim, quando uma erva daninha implanta-se ao lado de uma planta cultivada, em quase todos os casos, está melhor preparada para explorar e “roubar” os elementos minerais do solo à planta cultivada.
Se não intervirmos, vai aplicar-se a lei da natureza. A mais forte vai dominar a mais fraca.

Há outro inconveniente que pode resultar das ervas daninhas na horta. Se crescerem em demasia, podem servir de “abrigo” para os infestantes durante o período do inverno. Por isso, uma horta cercada de ervas daninhas (mesmo se a parte cultivada seja mantida limpa) poderá estar mais sujeita a certas doenças.

Remover as ervas daninhas, é uma forma de garantir um bom desenvolvimento das culturas.
No entanto, não é preciso ser maníaco: tirar as ervas daninhas, não é tirar todas as ervas daninhas, mas apenas o que é necessário e quando é necessário.

Além disso, não pense que vai conseguir erradica-las de vez da sua horta. De uma forma ou de outra as sementes voltam sempre. Podem ser trazidas pelas fezes dos pássaros, enxurradas ou até mesmo por nós.

DESTAQUES

CONSOCIAÇÃO DE PLANTAS
INSETOS AUXILIARES
CHORUME DE URTIGAS

RELACIONADO

Dente-de-leão Dandelion Taraxacum officinale

Dente-de-leão

Urtigas Nettles

Urtigas

Beldroegas Purslane

Beldroegas

Morugem Stellaria media Chickweed

Morugem

Remover Ervas Daninhas Remove Weeds

Como Remover Ervas Daninhas

Siga-nos