Logo Hortas Biológicas

COMO USAR O ÓLEO DE NEEM NA HORTA

Óleo de Neem

 

Antes de falarmos diretamente sobre como usar o óleo de Neem na sua horta, convém mencionar alguns aspetos a ter em conta.
Como o óleo de nem tem muitas aplicações, nem todos os produtos são indicados para uso como pesticida ou repelente. Existem sprays comerciais já prontos a aplicar.
Na grande maioria dos casos, estes produtos contêm apenas um extrato refinado do óleo de nem. A concentração da azadiractina, que é responsável por 90% do efeito inseticida óleo de neem, não é muito alta. Além disso, visto que o cheiro do óleo de neem é muito intenso e desagradável, são acrescentados ingredientes para suavizar o mau odor. Se optar por usar esses produtos deve seguir as indicações da embalagem.

Certifique-se através das indicações do rótulo se foi obtido através da prensagem a frio pois o calor destrói as propriedades da azadiractinaSe pretende uma maior eficácia, deve optar por usar óleo de neem puro 100% orgânico e fazer o seu próprio spray. Certifique-se através das indicações do rótulo se foi obtido através da prensagem a frio pois o calor destrói as propriedades da azadiractina.

Antes de preparar o seu spray inseticida à base do óleo de neem, deve ter em conta que tem de ajustar a concentração consoante a finalidade.
Por exemplo, se quiser usar de modo preventivo, deve diluir mais do que se for usar para combater uma infestação severa. Nesses casos, deve aumentar a percentagem e usár até que as plantas fiquem livres de pragas. De um modo geral, uma percentagem de 0,5% a 1% é a mais apropriada para um uso geral. Contudo, tendo em conta que alguns insetos são mais persistentes e resistentes do que outros, a percentagem pode ir até aos 2%.
Não existem regras rígidas definidas. O senso comum e as suas próprias observações, vão indicar a melhor dosagem.

Dito isto, vamos então falar do modo de preparação.
Exemplo para uma dosagem de 05% 1 litro de água 5 ml (1 colher de chá) de óleo de neem puro e prensado a frio 1-2 ml (1/3 colher de chá) de sabão insecticida ou outro detergente neutro de preferência. (Basta multiplicar estes valores para fazer uma quantidade maior. Se quiser uma mistura mais concentrada deve multiplicar a quantidade de óleo de neem e a quantidade de sabão utilizado)

Preparação
Comece por misturar a água com o sabão ou detergente. Não use água quente pois como já foi referido, o calor deteriora as propriedades da azadiractina que é a substância ativa que mais nos interessa. Para ser mais fácil, pode diluir o sabão com um pouco de água morna e depois acrescentar o restante da água.

De seguida, adicione o óleo de neem e agite muito bem. Se tiver problemas para dissolver o óleo, use mais detergente. Encha o pulverizador e está pronto a usar. Use esta mistura o mais rapidamente possível. Com o passar das horas, a mistura vai começar a perder eficácia. De preferência use no prazo de 8 horas. É aconselhável fazer doses pequenas para usar sempre fresco. Durante a aplicação, deve sempre agitar o pulverizador para que a mistura fique homogénea.

O melhor período para a pulverização é no inicio da manhã ou ao fim da tarde. Evite aplicar durante o dia. Os insetos benéficos são mais ativos durante o dia. Assim, ao aplicar no inicio da manhã ou ao fim da tarde, vai dar tempo para a mistura secar. O melhor período para a pulverização é no inicio da manhã ou ao fim da tarde. Evite aplicar durante o diaDepois de seca, já não faz mal aos Auxiliares como abelhas, joaninhas, crisopas, ácaros predadores, vespas, etc. Apenas vão morrer os insetos que tentarem comer ou sugar as plantas.

Aplique em todas as folhas, especialmente na parte inferior onde é mais frequente os insetos estarem escondidos. Pulverize também o solo em torno das raízes. Nunca aplique óleo de neem puro.
Repita as aplicações uma vez por semana até que o problema desaparece caso não seja por prevenção. Se chover, pode ser necessário reduzir o intervalo.

Preparar o extrato a partir das folhas
Como alternativa ao uso de Óleo de Neem comercial, pode sempre optar por preparar o seu extrato a partir das folhas se tiver acesso a elas.
A preparação é bastante simples.
Vai precisar de folhas frescas de Neem, água e um filtro. Comece por cobrir as folhas de Neem com água na proporção de um quilo de folhas para cinco litros de água. Deixe as folhas de molho durante uma semana num local fresco e arejado. Ao fim desse tempo, esmague muito bem as folhas na água, e filtre a mistura com um pano fino ou outro material. Filtre bem para não ficar impurezas que possam entupir o pulverizador. Usar do mesmo modo já descrito acima.
Convém ter em conta que esta solução poderá não ter a mesma eficácia que uma solução preparada a partir do óleo de Neem comercial.


DESTAQUES

CARÊNCIAS NUTRICIONAIS
FLORES NA HORTA
PLANTAS INDICADORAS

RELACIONADO

òleo de Neem

Óleo de Neem

Cavalinha Equisetum

Extrato de Cavalinha

Símbolo Agricultura Biológica UE

Fertelizantes Biológicos

Siga-nos