Logo Hortas Biológicas

BORRAS DE CAFÉ NA HORTA

Borras café coffee grounds

 

É quase impossível que em nossa casa não haja borras de café.
Seja dentro da cápsula do café da manhã, seja em pó do modo mais clássico, temos em nossa casa uma valiosa ajuda para a nossa horta.
Basicamente, podem ser usadas de duas formas básicas. Como repelente de pragas e como fertilizante do solo.

Repelente
Pode colocar borras de café ao redor das suas culturas. Isso vai protege-las contra caracóis, lesmas e até formigas. A cafeina afeta estas pragas e leva-as a afastarem-se de solos onde haja as borras de café.
Podem também ser usadas como repelentes de gatos. Eles não gostam de escavar terra com borras de café.

Fertilizante
Elas são uma valiosa fonte de nitrogênio. Também contêm magnésio, cálcio, potássio e outros minerais.

Uma forma muito comum de usar as borras de café como fertilizante, é adiciona-las no seu composto. Pode também adicionar os filtros de café usados.
Não se deixe enganar pela cor. As borras de café são consideradas um material de compostagem “verde”. Por isso, deve ter em atenção que precisa equilibrar com algum material “castanho”.

Outra forma de as usar como fertilizante consiste em coloca-las diretamente no solo. Isso vai ajudar a trair organismos benéficos para o desenvolvimento e o crescimento saudável das plantas. Por exemplo, são um bom atrativo para as minhocas.

Pode optar por coloca-las ao redor das plantas. No entanto, nem todas as plantas apreciam as borras de café. O tomate por exemplo, não costuma reagir muito bem quando pomos borras de café ao pé das raízes. Por outro lado, algumas culturas de raízes como as cenouras e os rabanetes apreciam muito. Especialmente quando misturadas com o solo no momento da plantação ou da sementeira.

As borras de café podem também ser diluídas em agua e usadas diretamente no solo como fertilizante líquido.

Existe um cuidado a ter em caso de solos ácidos. O pó de café fresco tem uma acidez elevada. Pelo contrario, as borras de café têm um pH próximo do neutro. Portanto, se o seu solo for ácido, use apenas borras e não o pó fresco.


DESTAQUES

CARÊNCIAS NUTRICIONAIS
FLORES NA HORTA
PLANTAS INDICADORAS

RELACIONADO

Compostagem Compost

Compostagem

Compostagem materiais

Materiais para Compostagem

Símbolo Agricultura Biológica UE

Fertelizantes Biológicos

Siga-nos