Logo Hortas Biológicas

USO TERAPÊUTICO DO AIPO

Sumo de Aipo

 

O aipo pode ter uso interno e externo.

Possui diversos benefícios para a saúde devido às suas propriedades depurativas, diuréticas, expetorantes, laxantes, tônicas e anti-inflamatórias.

- É rico em flavonoides que são antioxidantes que combatem os radicais livres do corpo humano, ajudando a desintoxicar o organismo.

- Também ajuda a combater a astenia (falta de forças) e insuficiências renais. 

- Pode ser um estimulante do apetite.

- As vitaminas e os minerais fortalecem as defesas imunitárias e o metabolismo.

- A sílica contida nas sementes é muito eficaz para quebrar os depósitos de cálcio insolúveis em articulações artríticas, um processo que pode causar desconforto a eliminação pela urina.

- Ajuda na formação do esmalte dentário.

- É eficaz para eliminar o excesso de ácido úrico.

- Por ser diurético, o aipo elimina as toxinas acumuladas no organismo, combate o inchaço e ajuda a emagrecer.

- As suas proporções equilibradas de sódio de potássio ajuda a reequilibrar os níveis de ácidos e alcalinos do corpo e estimular os órgãos excretores como rins, intestinos e pele, além do fígado.

- O aipo também tem propriedades sedantes e tranquilizantes graças à sua riqueza em vitaminas do grupo B e daí a sua capacidade para aliviar notavelmente as moléstias ocasionadas por contracturas, cãibras e cefaleias tencionais.

- Favorece a expetoração em caso de catarro, gripe, bronquite, etc.

- Melhora a acne ao favorecer a depuração do sangue.

- Aipo pode ser eficaz para diabéticos, pois não aumenta ou diminui os níveis de açúcar no sangue e é benéfico para a função pancreática.

- Também tem propriedades benéficas para a pele, para os pelos e os ossos devido àsfuranocumarinas e psoralenos que contem e que atuam como protetores da pele e estimulantes da repigmentação. 

- Faz aumentar o desejo sexual - propriedade afrodisíaca conferida pela cumarina que contem - e facilita a ereção.

Indicações terapêuticas
Uso interno:

- Utilizado como remédio caseiro para emagrecer.
Duas variações da receita.

Ingredientes: 2 Talos de aipo; 1 Copo de sumo de melancia.
Modo de preparação: Cortar as extremidades do talo e coloca-lo no liquidificador juntamente com o suco de melancia. Após bater bem, o sumo de aipo está pronto para ser bebido.
Consumo: Beba vários goles ao longo do dia.

Ingredientes: Um talo de aipo; Uma maçã (com ou sem casca); Sumo de 1/2 laranja ou 1 kiwi.
Modo de preparaçao: Passe na centrífugadora o talo de aipo, a maçã, a laranja ou Kiwi. 
Consumo: Em jejum antes do café da manhã beba o sumo, 20 minutos antes da primeira refeição do dia.

- Gargarejos com sumo de aipo e uma ou duas gotas de óleo essencial de aipo ou limão ajuda a combater a afonia e cura úlceras bucais.

- Se quiser ocasionalmente fazer uma refeição exclusiva de aipo ou sumo (pode juntar 1 colher de sopa de mel ao sumo), 2 ou 3 vezes por semana, é muito eficaz para ajudar a emagrecer deforma natural e favorece a eliminação de toxinas e permite um bom sono (é um calmante poderoso contra as insónias e agitação nervosa).

- O chá feito a partir de sementes de aipo fornece uma combinação mineral poderoso para aqueles que sofrem de artrite reumatoide e artrose. Também é útil como uma bebida ocasional para os diabéticos que podem começar a reter mais líquidos resultantes da sobrecarga adrenal e das dificuldades digestivas.

Uma colher de chá rasa das sementes secas é suficiente para um copo.

Chá: Coloque 20 gramas de qualquer parte do aipo numa chávena e cubra com água a ferver. Tape, deixe amornar, coe e beba a seguir. 

Infusão: 20 a 40 g de aipo para 1 litro de água a ferver. Deixa-se repousar 10 minutos e toma-se uma chávena 3 vezes ao dia, após as refeições.

Decocção: 40 g de raiz para 1 água. Deixa-se ferver 15 minutos e toma-se 1 chávena 3 vezes ao dia.

Sumo: Faz-se um sumo de folhas e caules frescos, mistura-se-lhe sumo de limão e bebe-se 2 a 3 vezes ao dia

Uso externo:

- Ação cicatrizante.

- Ajuda a limpar feridas e queimaduras facilitando a sua cicatrização quando usado de forma tópica. 

- Devido às suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias pode ser usado para bochechar em caso de infeção ou inflamações.

- Usado como cataplasma reduz o inchaço dos olhos.

- O óleo do aipo pode ser usado no tratamento de infeções da pele.

Cuidados

- As mulheres grávidas não devem ingerir aipo nos primeiros 3 meses de gravidez, uma vez que pode provocar contrações uterinas.

- Não é recomendado ingerir o óleo essencial puro, nem preparações de frutos caso sofra de nefrite ou insuficiência renal. 

- Especialmente para as pessoas que sofrem de artrose, o chá de semente de aipo, deve ser introduzido lentamente, com alguns dias de intervalo entre cada copo.

DESTAQUES

ACELGAS
ALFACE
ABÓBORAS

RELACIONADO

Aipo Celery

Como Cultivar Aipo

Aipo Celery

Descrição do Aipo

Siga-nos