Logo Hortas Biológicas

ABRIGOS PARA INSETOS

Abrigo Insetos Bug House



Para termos um bom equilíbrio biológico na nossa horta, precisamos de muitos aliados.
Sem duvida que os mais importantes são os insetos. São os heróis com que contamos quando se trata da polinização ou quando as pragas atacam as nossas culturas. Por isso, estamos em dívida com eles.

Podemos retribuir-lhes por ajudá-los nos períodos em que não estão ativos e precisam de ter condições para reproduzir-se e invernar. Nesses períodos eles procuram abrigo nas cascas das árvores, pedaços de madeira velha, folhas etc. Para encontrar esses abrigos, eles por vezes afastam-se bastante da nossa horta. Quando precisarmos deles, podem levar tempo a voltar. O ideal seria criarmos condições para poderem ficar sempre na nossa horta. Mesmo nos períodos mais frios. Assim, quando precisarmos deles, já estão por perto para nos ajudar na luta biológica.

A melhor forma de conseguirmos isso, é por instalarmos abrigos para insetos (ou hotéis, ou casas como queiram chamar). Apesar de já serem populares em alguns países, sobretudo na Europa, os abrigos para insetos estão a tornar-se cada vez mais populares. Em grande parte, é fruto da consciência ecológica que vai crescendo cada vez mais.
Em teoria, não há limites para o tipo de materiais que pode usar. Seja criativo.
Já existem há venda vários modelos pré-montados. Mas, é muito mais divertido fazer o nosso próprio abrigo personalizado. E até as crianças podem participar.

É bastante simples. Podemos faze-los de muitos formatos, tamanhos e com diversos materiais. No que diz respeito há hospedagem, os insetos não são muitos exigentes. Use a sua imaginação e vai ficar perfeito.

Materiais
Em teoria, não há limites para o tipo de materiais que pode usar.
Restos de podas, tijolos, mangueiras antigas, folhas, serapilheira, papelão enrolado, cordas, pedaços de vasos de barro, palha, juncos, troncos, bambu, pinhas secas, madeira perfurada, galhos, cascas de arvores, madeira velha etc. Não use madeira tratada com produtos químicos.

Construção
Pode construir o seu abrigo para insetos com várias geometrias e dimensões. Se não quiser construir uma caixa de raiz, tem sempre a possibilidade de reciclar velhas caixas de madeira, paletes, casas de pássaros antigas, caixotes de fruta em madeira, caixas de garrafas de vinho etc.
No caso de pretender construir um abrigo com grandes dimensões, deve criar divisões isoladas umas das outras. Dedique cada divisão a um tipo de inseto em particular. É como se estivesse a criar quartos no abrigo. Na decoração desses quartos, pode usar toda a sua criatividade. Lembre-se que diferentes tipos de insetos preferem diferentes tipos de decoração e de abrigo.

Por exemplo, as abelhas solitárias são atraídas por furos perfurados em madeira. São o lugar perfeito para a nidificação. Por isso, faça furos de vários diâmetros (5, 8 e 10mm). Assim vai criar condições para atrair diversas espécies. O bambu, também é um excelente material para as abelhas. Use canas ocas de vários diâmetros.
Não se assuste se os buracos aparecerem tapados. Quando as abelhas terminam de construir um ninho, elas tapam o buraco com lama, pólen ou folhas até ao nascimento da nova geração.
As joaninhas, preferem abrigar-se durante o inverno em folhas e varas secas. As Crisopas, gostam de papelão enrolado palha e folhas. Para evitar que o papelão fique encharcado, é recomendável que seja colocado dentro de uma garrafa de plástico cortada. Outros insetos gostam de madeiras podres ou cascas de arvores.

Se construir o seu abrigo com paletes empilhadas, pode preencher cada espaço com materiais diferentes. Também pode usar os orifícios dos quatro lados das paletes.
No caso de usar uma caixa de madeira, corte todos os materiais do mesmo tamanho para encaixar na caixa que escolheu. Preencha todos os espaços. Segure os materiais para não caírem com o tempo. Pode usar parafusos, pregos ou cola quente. Deixe tudo estável. Também é importante criar condições para que fique com alguma impermeabilização na parte de superior. Coloque telhas, azulejos, chapas ou outra coisa que possa proteger da chuva e mantenha o abrigo relativamente seco.

Localização
O seu abrigo para insetos deve ficar perto da sua horta. Afinal é aí que os insetos são mais necessários.
Pode pendura-lo numa parede, numa árvore, coloca-lo em cima de um suporte ou em qualquer lugar da sua horta que esteja fora dos habituais locais de passagem. Se o local for muito húmido, deve coloca-lo um pouco acima do nível do solo. Certifique-se que fica protegido o vento e do calor extremo.Você deve dar o primeiro passo que é construir o abrigo. Depois os insetos vão aparecer e fazer o resto. As aberturas não devem ficar viradas para o lado donde sopram os ventos predominantes na sua região. Normalmente o ideal é deixa-lo virado para o sul.

Procure também criar condições para atrair os insetos. Plante flores silvestres ao redor da sua horta ou numa zona próxima. Isso vai enriquecer o ecossistema local e tornar-se uma fonte de alimento para os insetos. Se já tiver na sua horta um lugar que é frequentado por insetos, como uma zona de jardim com flores ricas em néctar, será o ideal.

Lembre-se. Você deve dar o primeiro passo que é construir o abrigo. Depois os insetos vão aparecer e fazer o resto. Como é natural, não serão só os insetos benéficos que vão ser atraídos. Também virão os indesejados. Mas a maioria serão os hóspedes que nós desejamos.

 


DESTAQUES

CARÊNCIAS NUTRICIONAIS
FLORES NA HORTA
PLANTAS INDICADORAS

RELACIONADO

Louva-a-deus Mantis

Louva-a-deus

Joaninha Ladybug

Joaninha

Crisopa

Crisopa

Escaravelho Scarab

Escaravelho

Siga-nos