Logo Hortas Biológicas

6 MANEIRAS DE USAR AS FOLHAS DO OUTONO NA SUA HORTA

Folhas de outono autumn leaves

 

Cada estação do ano tem os seus encantos. Mas muitos não gostam do outono. Logo à partida porque é o sinal deprimente de que acabou o verão. Como se isso por si só não fosse suficiente, o outono traz também os dias mais curtos, a chuva, o frio, as constipações, as alergias etc.
Mas esta estação tem também argumentos positivos. Um deles são as folhas que caem das árvores. É difícil ficar indiferente à paleta de cores que enchem o chão e os jardins.

Talvez já tenha pensado “o que fazer com tantas folhas?”

Veja a seguir maneiras de as usar na sua horta.

Mulch
As folhas fazem uma boa cobertura vegetal de isolamento para as plantas. Use-as para cobrir a zona ao redor da raiz em especial dos vegetais recém-plantados. Vai proteger a planta e dificultar o crescimento das ervas daninhas.
Pode também espalhar em redor das árvores mais jovens para ajudá-las a estabelecerem-se com mais facilidade ou então nos vasos ao redor das plantas. Á medida que vão-se desintegrando, as folhas vão adicionando nutrientes ao solo e criando um habitat favorável para os micro-organismos uteis ao solo.
Se quiser pode triturar um pouco as folhas. Isso vai acelerar o processo de decomposição e criar uma almofada arejada que lentamente se instala e se estabelece por conta própria.

Compostagem
As folhas secas são uma fonte de carbono primária. Estão entre os materiais “castanhos” que devem ser usados na compostagem.
Basta alternar camadas de folhas com os materiais “verdes” que normalmente adiciona no seu compostor. Se triturar previamente as folhas, vai acelerar o processo de compostagem.
Se tiver muitas folhas, não caia na tentação de exagerar e quebrar o equilíbrio com os materiais “verdes”.

Armazenar
O armazenamento é uma das soluções a ter em conta quando se tem muitas folhas disponíveis. Guarde-as secas em sacos do lixo amarrados e longe do calor. Se não tiverem humidade, vão aguentar-se até à próxima primavera e poderá usa-las nessa altura em que os materiais “verdes” estão mais disponíveis e os “castanhos” são mais difíceis de arranjar.

Composto de folhas
Fazer um composto de folhas (leaf mould), é outra solução para quando se tem uma grande quantidade de folhas à disposição. Trata-se de empilhar as folhas e deixar decompor com a ajuda de água e do tempo. O resultado é um produto excelente que serve como condicionador do solo. Ajuda a melhorar a estrutura e a textura do solo além de proporcionar uma melhor retenção da água o que vai ajudar as plantas a assimilar melhor os nutrientes. Veja aqui como fazer.

Deixe-as amontoadas
Se tem algum espaço na sua horta, uma boa opção é amontoa-las nas bermas ou nas bordas dos caminhos e deixa-las ficar durante o inverno. Essa camada de folhas vai tornar-se num ecossistema em miniatura que pode ser usado por muitas espécies de vida selvagem que vivem ou dependem desse habitat para passar o inverno. Esquilos e outros roedores, minhocas, Crisopas e outras espécies de insetos ficarão agradecidos. Na próxima primavera, essas folhas estarão prontas para adicionar no solo ou no composto.

Espalhe-as no solo
Espalhe diretamente as folhas na sua horta e deixe a natureza fazer o seu trabalho. Pode sempre dar uma ajudinha se primeiro triturar as folhas mesmo que grosseiramente. À medida que se decompõem, vão melhorando a estrutura do solo. Mesmo que seja só uma melhoria superficial, esta opção também é válida.

Como pode ver, tem muitas razoes para não desperdiçar as folhas que caem no outono. São simples de fazer e vão ter um impacto enorme na saúde do solo da sua horta.
Peça folhas aos seus vizinhos, apanhe-as nas calçadas ou até mesmo fale com os funcionários dos serviços que varrem as ruas na sua zona. Em alguns casos eles até deixam os sacos cheios à porta. É só pedir e evidentemente dar a merecida gratificação.


DESTAQUES

FERTELIZANTES BIOLÓGICOS
ERVAS AROMÁTICAS
PLANTAS INDICADORAS

RELACIONADO

Composto de folhas Leaf Mould

Composto de Folhas

Compostagem Compost

Compostagem

Compostagem materiais

Materiais para Compostagem

Símbolo Agricultura Biológica UE

Fertelizantes Biológicos

Siga-nos